A Colômbia é uma república onde o poder executivo (presidência da República) domina a estrutura de governo. O presidente, eleito por voto popular em conjunto com o vice-presidente para um único mandato de quatro anos, serve tanto como chefe de estado como chefe de governo.
O parlamento bicameral da Colômbia é o Congresso, ou Congreso, que consiste de um senado de 102 lugares e de uma Câmara de Representantes com 166 lugares. Os membros de ambas as câmaras são eleitos por voto popular para mandatos de quatro anos.
A Colômbia é um membro da Comunidade Sul-Americana de Nações. O sistema judicial da Colômbia sofreu reformas significativas na década de 1990.
De acordo com a vigente constituição, de 1991, a Colômbia é um Estado Social, em forma de República Unitária, onde o poder executivo (presidência da República) domina a estrutura de governo. O poder público encontra-se dividido em três partes, o executivo, o legislativo e o judiciário. O presidente e seu vice são eleitos por voto popular para mandatos de quatro anos. O presidente só pode ser reeleito uma única vez e serve tanto como chefe de estado como chefe de governo. O primeiro presidente a se reeleger depois da nova Constituição foi Álvaro Uribe Vélez.
O parlamento bicameral da Colômbia é o Congresso. A Casa de Nariño, situada na capital federal Bogotá, é a sede do governo.
Colômbia |
Este artigo é parte da série: Política e governo da Colômbia |
No comments:
Post a Comment