Monday, September 26, 2011

Aventura e Esportes da Colômbia

MERGULHO
  A Colômbia não é somente um país tropical. Também possui um gigantesco jardim aquático, no Oceano Pacífico e uma piscina quase ilimitada no Mar Caribe.
  A casa deles é realmente enorme e é a única da América do Sul com semelhantes atrativos. Está situada no centro geográfico da América. Ocupa um pequeno pedaço do trópico e é um país abençoado pela quantidade de águas, banhado pelos dois maiores oceanos do planeta, com muitas ilhas, ilhotes e recifes. Mais de 2.900 km de litoral com seus outeiros, praias rochosas e arenosas que constituem um grande atrativo turístico por sua extensão e colorido.
  A Colômbia é uma das maravilhas do mundo do mergulho, graças às características privilegiadas de seus dois oceanos, considerados verdadeiros laboratórios viventes. A riqueza de sua vegetação apresenta uma multidão de espécies nativas. Sua fauna possui uma excelente capacidade de adaptações.
  Praticar o mergulho na Colômbia significa também poder visitar seus parques naturais, seus santuários de fauna e flora, percorrer suas selvas e suas praias extensas e virgens, visitar aldeias e comunidades indígenas que conservam suas tradições ancestrais.


PARPENTE
  Um poeta francês escreveu que “voar é olhar os pássaros e sorrir sem invejá-los, sabendo que quando quiser, se pode abrir as asas para acompanhá-los”. Voar, como ação é um sonho quase comum de todos os homens ou o sonho natural, de deixar-se levar por essa sensação de liberdade e entregar-se à vontade do vento. Ou em outro contexto da expressão, voar é ir além, dar rédea solta à imaginação até sair de toda lógica.
  Com certeza essas foram as motivações dos que criaram o parapente, sem dúvida, a atividade desportiva que mais aproxima o homem à sua velha ilusão. O voo em parapente é seguro, não contamina, permite o contato entre pessoa e vento e como se fosse pouco, é o prazer dos sentidos quando se sobrevoam as mais espetaculares e exóticas paisagens.
  Pela variedade de lugares, esportistas experimentados e empresas que oferecem este serviço, a Colômbia vem consolidando como um destino preferido para entregar-se às emoções do parapente, que ao contrário do que se possa pensar, não é um esporte gerador de vertigem, mas ao contrário, uma tranquilidade plena nas alturas.



RAFTING
  Com tanta água que desce das montanhas colombianas é natural que existam muitos espaços para a prática do emocionante esporte de aventura chamado rafting, uma disciplina de origens remotas do sul da África, mas que na Colômbia é relativamente nova.
O Que significa fazer rafting?
 A palavra rafting (canoagem) vem da raiz raft que significa balsa e consiste em desafiar a força da água dos rios, a bordo de umas embarcações infláveis nas que um grupo de navegantes rema e luta por não se deixar dominar pelas cachoeiras que se formam nas correntes. Essas cachoeiras se classificam por classes de I a VI, dependendo de sua força.
  Nesta escala, a cachoeira classe I é a mais suave, indicado para calouros, que inclusive podem avançar sem contratempos até as cachoeiras classe III. As categorias de IV a VI são de alta exigência e seu desafio está destinado exclusivamente para gente experiente porque a margem de erro e as possibilidades de resgate são mínimas.



ESPORTES MAIS POPULARES DA COLÔMBIA
  Os esportes mais populares são o futebol e a patinação. Não devemos nos esquecer tambem que nos Jogos Pan-Americanos, a Colômbia era o oitavo país com mais medalhas conquistadas, sendo 57 de ouro e 329 no total, isto em 2007.


Futebol:



Patinação:


No comments:

Post a Comment