Monday, September 26, 2011

Costumes da Colômbia

  A Colômbia é um país mestiço, com uma proporção de sangue ameríndio maior que o da Argentina e o Chile, porém menor que o do México ou o Peru. O idioma oficial é o espanhol, mas alguns grupos indígenas conservam suas línguas nativas.
Pequenos grupos populacionais falam diversas línguas e dialetos indígenas, como o aruaque, o chibcha, o tupi-guarani, o quíchua e o aimará. A grande maioria da população colombiana habita a porção ocidental do país, concentrada nas encostas e vales das cordilheiras Central e Oriental e na planície costeira setentrional. 

  A cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos povos nativos com a influência colonizadora espanhola. A religião toma um aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da população é católica. Muito do que pode ser dito sobre os hábitos culturais deste país é também aplicável a outros países da América Latina.

Família


  Em termos gerais, a instituição familiar é de grande importância para os colombianos, o que está de acordo com os princípios da religião praticada pela maioria da sua população. As famílias, por mais extensas que sejam, têm por hábito formar agregados familiares numerosos. É frequente que parentes afastados vivam na mesma casa.

Lazer


  O futebol é o desporto nacional por excelência, como acontece, de resto, na esmagadora maioria dos países da América Latina. Ver os jogos pela televisão é, dos passatempos nacionais, o mais popular. As vitórias da seleção nacional são celebradas de forma exuberante. É considerado, contudo, uma ocupação masculina: muitos homens e rapazes dedicam o seu tempo livre a esta modalidade desportiva.



  A tourada, desporto tradicional que os colonizadores espanhóis trouxeram para a América do Sul, mantém-se bastante popular. Existem várias praças de touros em Bogotá e outras das principais cidades do país.

No comments:

Post a Comment